segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Entre Dois Reinos # Suleika Jaouad

A vida pode ser maravilhosa, cheia de pessoas boas que a preenchem com carinho e amor e nos fazem manter o brilho nos olhos, cheia de bons dias de sol, piquenines em jardins e mergulhos no mar... MAS... também pode ser assustadora e um lugar mau, pode ter consecutivos pequenos acidentes que nos vão consumindo a energia ou catástrofes momentâneas que nos marcam para sempre.

A vida é feita de tudo isto e eu tenho tentado aprender a agarrar-me aos momentos de luz, a estar verdadeiramente neles, a aproveitar cada respirar. Descobri que gosto de viagens onde o caminho já é a viagem, pode ser uma peregrinação a São Bento, uma ida de bicicleta a Santiago, uma qualquer road trip. A sensação de me saber em movimento para um destino/objetivo definido e concreto contrasta com a infinita incerteza e ausência de controlo da vida e, por isso, sinto paz.

Foi tudo isto (e muito mais) que eu reencontrei neste livro sincero e corajoso.

Suleika esteve doente, está doente, e sim, a vida é absolutamente injusta e há caminhos mais difíceis que outros. Desejo profundamente que continue a viver por muitos anos e em cada momento, até naqueles em que está quase exclusivamente a lutar.

Lua de Papel

2 comentários:

  1. Margarida: obrigada pela partilha, obrigada pela recomendação... E obrigada por esta viagem que tanto me fez pensar... Queremos tanto chegar ao outro lado, queremos tanto ser do outro reino que raramente pensamos como deve ser difícil lá voltar, lá ficar, ser de lá... Foi uma viagem por vezes dolorosa, mas que me trouxe muita coisa, muitos pensamentos, muitas dúvidas,mas também a convicção de que tenho de mudar alguma coisa no meu caminho.
    " Ao caminhar para casa, torna-se claro: não posso continuar assim. Alguma coisa tem de mudar, ou talvez tudo."
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Oh amiga, é um prazer partilhar as minhas leituras... Gosto tanto daquilo que os livros me trazem e gosto tanto quando os meus amigos sentem o mesmo. ❤️❤️

    ResponderExcluir