segunda-feira, 3 de maio de 2010

JONATHAN STRANGE & O SR NORREL † Susanna Clarke


Por vezes sinto que me sobrestimo quando me acho capaz de comentar os grandes livros que encontro. Este livro é rico em tantos aspectos que temo esquecer um essencial ao descrevê-lo.

Jonathan Strange & o Sr Norrel é um livro sobre a magia que reaparece em Inglaterra depois de esta ter desaparecido com o Rei Corvo. Acredito que se a magia realmente existisse seria tal e qual Susanna Clarke a descreve: misteriosa, complexa, difícil de descrever e explicar e praticamente impossível de controlar.

As sensações que o livro me transmitiu foram mudando gradualmente à medida que fui avançando… Inicialmente não percebia como é que a escritora tinha resolvido criar um mundo mágico tão completo e fantástico para ter como principais personagens dois homens cheios de enormes defeitos. Perguntava-me se não era “obrigatório” que o bem estivesse nitidamente dividido do mal e que a responsabilidade das personagens principais não fosse proteger as outras… Pelo menos é isto que costuma acontecer quando misturadas com as simples vidas humanas existem pessoas com fantásticos poderes… Mas fui continuando a ler e a magia continuou a aumentar e fiquei completamente presa a este livro. Por fim, concluí que ninguém no livro é mais extraordinário do que outro, todas as personagens são extremamente completas e preenchidas com as simples qualidades e defeitos humanos.

“Dois magos surgirão em Inglaterra…

O primeiro recear-me-á; o segundo desejará muito contemplar-me.

O primeiro será governado por ladrões e assassinos; o segundo conspirará para a sua própria destruição.

O primeiro enterrará o seu coração num bosque escuro sob a neve, contudo ainda sentirá o seu latejar.

O segundo verá o seu bem mais querido nas mãos do seu inimigo…

O primeiro passará a sua vida sozinho; será o seu próprio carcereiro.

O segundo percorrerá estradas solitárias, a tempestade por cima da sua cabeça, procurando uma torre escura num monte alto…

Estou sentado num trono negro nas sombras, mas eles não me verão.

A chuva fará uma porta para mim e passarei através dela.

As pedras farão um trono para mim e sentar-me-ei nele…

O escravo sem nome usará uma coroa de prata

O escravo sem nome será rei num país estranho…”

Casa das Letras

733 páginas

comprar on-line

Um comentário:

  1. Não me parece que se tenha sobrestimado, o comentário está mt bom, traduz exactamente o que me lembro de ter sentido em relação ao livro. Fico contente por saber q gostou dele. A minha proxima recomendação é "Travessuras da Menina Má" do Llosa. Estou a agora comecar a rapariga q roubava livros, tb me parece q vai ser um belo livro =)
    beijinhos*

    ResponderExcluir