Poderá não ser bem verdade, mas esta afirmação mostra a grandiosidade desta obra.
Como muitas vezes me acontece, sinto-me muito pequenina para comentar as três partes que constituem O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel; As Duas Torres e O Regresso do Rei.
Na edição que possuo, como um tesouro, esta obra tem um total de 1301 páginas em letras bem pequenas, que contam a história da destruição de um anel que pode trazer a escuridão ao mundo…
… e esse mundo, repleto de hobbits, elfos, fantásticas criaturas e os simples humanos, está construído segundo a imaginação de JRR Tolkien que no mínimo não se esqueceu de nenhum pormenor para preencher todos os espaços com beleza, magia, graciosidade, força, imponência e grandeza.
Confesso que vi o filme primeiro e por isso sou da opinião de que as personagens estão bem escolhidas e que responde às descrições feitas no livro, mas sem dúvida que a obra é muito mais completa e há pormenores no filme que só os entendemos se lermos o livro.
Admito que não é muito fácil lê-lo… é muito descritivo e muito extenso…
Mas eu amo o fantástico, mundos paralelos, mundos imaginários, mundos mágicos que nos levam para outras paragens… li até ao fim e é impossível de avaliar…
“Três anéis para os Reis Elfos debaixo do Céu,
Sete para os Senhores dos Anões nos seus palácios de pedra,
Nove para os Homens Mortais condenados a morrer,
Um para o Senhor das Trevas no seu negro trono
Na Terra de Mordor onde moram as Sombras.
Um anel para todos dominar, um anel para os encontrar,
Um anel para a todos prender e nas trevas os reter
Na Terra de Mordor onde moram as Sombras.”
Publicações Europa-América
A Irmandade do Anel – 466 páginas download
As Duas Torres – 385 páginas download
O Regresso do Rei – 450 páginas download